The Handmaids Tale - Um resumo para Anitta

Recentemente a Cantora Anitta publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo que alguém resumisse a série The Handmaids Tale para ela pois segundo a cantora a série é lenta e as coisas demoram para acontecer.
Eu discordo um pouco. A série retrata bem como um sistema democrático pode ruir em bem pouco tempo.
De qualquer forma, vim aqui trazer um resumo para Anitta e pra quem mais tiver preguiça de assistir a série.

Tudo começa quando o governante, que havia sido eleito democraticamente, sofre um golpe. A economia fica abalada e a população insegura até que um homem autoritário chega ao poder com o apoio da bancada religiosa e de membros do exército com a promessa de consertar o país.
Fazem parte deste novo governo pessoas que participaram ativamente do golpe.
O discurso destes que agora estão no poder encoraja uma caça a seus opositores e aumenta a perseguição sofrida por grupos LGBTs, mulheres, praticantes de religiões não cristãs e etc. Porém, ainda que oprimidas, muitas mulheres são apoiadoras dessa nova liderança. Algumas delas fazem parte da elite outras estão nas camadas mais exploradas por este sistema. O que elas têm em comum é a fé cristã.
A religião é notoriamente presente neste governo. Algumas frases contendo o nome de Deus são repetidas como verdadeiros slogans. Isso se mostra muito eficiente para manobrar as massas e fazê-los seguir o líder sem questionar seus atos ainda que eles causem a morte de milhares de pessoas.
Mesmo sob a crítica de vários países, este governo golpista não demonstra intensão de recuar. Pelo contrário, o povo deste país passa a ser cada dia mais oprimido e ameaçado e reestabelecer a democracia que um dia existira, parece cada vez mais utópico.
Bom, a partir daqui, posso até supor o que irá acontecer, mas acho melhor esperarmos pelos próximos capítulos.
Tentei explicar de forma bastante sucinta pra não desencorajar a Anitta ou quem mais queira entender como funciona Gilead a ler o texto. Mas ainda assim sugiro que assistam até o final.

Ateia em tempo integral. Artista nas horas vagas. Aprendiz de Marxismo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store