Não se tem muita certeza de quando o suspiro foi inventado. Encontrei fontes que citavam o século XVII, XVIII e até XIX. No entanto, uma coisa é certa: os suspiros surgiram antes das batedeiras! Estas, foram inventadas no século XX, mais especificamente em 1917. Esse eletrodoméstico facilitou bastante a vida das donas de casa na execução de muitas receitas, dentre elas, o suspiro.

Antes do aparelho ser criado, servir suspiros às visitas era um símbolo de status. …

Quando eu ainda não tinha consciência de classe e caia em papo de coach de empreendedorismo eu consumia alguns conteúdos do empresário queridinho dos jovens neoliberais brasileiros, o Flávio Augusto. Se você tem a sorte de não saber quem ele é, Flávio Augusto é o dono da Wise Up, do Orlando City e criou uma página chamada Geração de Valor onde ele dissemina o discurso liberal enquanto angaria alunos para seu “curso de empreendedorismo”. Nos conteúdos que produz, Flávio Augusto vende esperança. Ele conta como saiu do pé do morro e construiu um império e tenta te convencer de que…

Mesmo em meio a crise sanitária que estamos vivendo, não é raro chegar ao nosso conhecimento a realização de grandes festas e baladas que seguem funcionando clandestinamente. Há até uma página no Instagram chamada “brasilfedecovid” reunindo as mais diversas denuncias de aglomerações pelo país.

No início, quando tínhamos a ilusão de que isto duraria somente alguns dias, a adesão à quarentena parecia ser maior. As ruas ficaram mais vazias, as pessoas postavam em suas redes sociais seus momentos curtindo as lives que foram promovidas por vários artistas… mas desde que notamos que nossa realidade seguiria sendo esta por mais algum…

Já ouvi — e acho possível que eu já tenha até reproduzido — a frase: “cada um faz o que quiser, só não enche meu saco”. Pode parecer uma frase inocente, mas no contexto que ela é utilizada, cabe uma reflexão.

Geralmente ela é dita para minimizar pautas levantadas por LGBTs, feministas, negros ou qualquer outro grupo minoritário que reivindique direitos ou até algo muito mais simples: respeito.

“Não quer se depilar? Não se depila então, só não enche meu saco.”

“É homem e quer casar com outro homem? Casa, só não me enche o saco.”

“É homem mas ‘quer…

Uma amiga da minha mãe que é evangélica disse recentemente que: vai haver um dia em que Jesus irá mandar as pessoas ficarem em casa e aquelas que o desobedecerem irão morrer”. Ironicamente ela disse isso fora da casa dela e dentro da minha em meio a uma pandemia. Me questiono se ela acredita que Jesus em pessoa irá aparecer na TV ou em vídeo a ser espalhado pelo Whats App para comunicar isso. Acho curioso pois isso vai contra uma parábola cristã. Nesta parábola um homem está se afogando, porém quando lhe é oferecida ajuda ele recusa, dizendo que…

Quando criança frequentei algumas vezes o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Meu pai era da congregação, ia às reuniões regularmente, e com frequência me convidava a acompanhá-lo, o que eu fazia por livre e espontânea vontade. Nesta época, tanto minha mãe quanto meu irmão já haviam deixado de ir. Minha mãe, uma católica não praticante, tentara frequentar no início do casamento mas não se identificara com os preceitos da religião deixando então de acompanhar meu pai. Meu irmão também ia quando criança mas perdeu o interesse com o tempo. O mesmo aconteceu comigo mais tarde. Nunca foi uma…

Me lembro quando tempos atrás, em outro relacionamento, eu acreditava que não era possível amar sem sentir ciúmes. No entanto naquela época, eu não tinha consciência de todos os fatores que me aproximavam do ciúmes. Hoje, além de sentir uma liberdade gigantesca e uma alegria sem igual por ter me livrado de tal fardo, tenho também muito mais clareza sobre quais aspectos influenciam nossas vidas e nossos relacionamentos interpessoais, sejam eles amorosos ou não.
Tal clareza não veio por iluminação dívida senão por anos de terapia e estudos que ainda estão em curso.

Ainda que nossa sociedade considere a traição…

Engrenagens de uma máquina desenhadas e pintadas com hachuras.
Engrenagens de uma máquina desenhadas e pintadas com hachuras.

Eu gostaria de lembrar qual o vídeo da Rita Von Hunty me inspirou a escrever este texto. Eu inclusive revi alguns para tentar encontrar mas não obtive sucesso, portanto, fica aqui o convite para que você assista todos eles!

Ao passo que a produção tornou-se industrial, cada trabalhador passou a ser responsável por uma parte da linha de produção, de forma que nenhum operário produz algo do início ao fim. O sistema de linha de produção permite que muito mais mercadorias sejam produzidas em menos tempo. Ao adquirir grandes quantidades de matéria prima a indústria passa a ter poder de…

Nossa sociedade enxerga a inveja como uma falha de caráter — que ninguém admite possuir — enquanto a consome em doses cavalares diariamente sem nem se dar conta. Ela é uma estratégia da indústria, é alimentada pelas propagandas, te faz comprar coisas que você não precisa.

Há um filme, que eu creio não ter feito muito sucesso visto que não se fala muito dele, chamado “Amor por contrato” (título original The Joneses). A trama conta a história da família Jones, um casal com 2 filhos que leva uma vida perfeita e abastada, exibindo suas posses na vizinhança onde moram e…

Não é errado querer melhorar de vida, estudar sobre como administrar suas finanças ou querer prosperar com seu próprio negócio. Mas a maior falácia do capitalismo da qual os coaches se utilizam para nos seduzir é a meritocracia. Eles nos fazem acreditar que atingir o sucesso financeiro depende única e exclusivamente de nossos esforços. Que nós temos tanta chance de prosperar quanto o herdeiro de uma fortuna, pois se o tal herdeiro não souber administrar seu patrimônio ira perdê-lo, ou seja, usam de afirmações verdadeiras para validar ideias falsas. É claro que alguém que gerencia mal seus bens pode fracassar…

Ana Claudia de Souza

Ateia em tempo integral. Artista nas horas vagas. Aprendiz de Marxismo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store